sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CONCURSO NACIONAL DE POESIAS - PRÊMIO CIPRIANO JUCÁ - 2013


XX-CONCURSO NACIONAL DE POESIAS – 2013

Prêmio: Cipriano Jucá


                    Em 1994, o poeta Ari Lins Pedrosa, instituiu através da “Folha Notas Literárias”, um concurso de poesias, em nível nacional, com o objetivo de divulgar, a cada ano, o nome e a obra de um (a) poeta (isa) alagoano (a).
                    Já foram homenageados: Jorge Cooper (1994), Sidney Wanderley (1995), Jorge de Lima (1996), Marcos de Farias Costa (1997), Carlos Moliterno (1998), Diógenes Tenório (1999), Arriete Vilela (2000), Guimarães Passos (2001), Anilda Leão (2002), Poetas Alagoanos (2003), Ambrósio Queiroz (2004), Marcos Tenório Lins (2005), Lêdo Ivo (2006), Alba Granja Medeiros (2007), Isvânia Marques da Silva (2008), Frei João de Santa Ângela Alagoas (2009), Sabino Romariz (2010) , Rosália Sandoval (2011) e Aloysio Branco (2012).
                         Este ano, a homenagem é para o poeta Cipriano Jucá -. Nasceu em Maceió – AL (1886). Formou-se Farmacologia na Faculdade de Medicina da Bahia. Foi professor do Seminário de Maceió, funcionário público e prefeito interino de Maceió. Como jornalista, colaborou em diversos órgãos da imprensa local e de São Paulo, onde passou os últimos anos de sua vida. Escreveu em colaboração com Menezes Júnior o livro “Oásis”. Morreu em 1966.
                    A maioria dos poemas de Cipriano Jucá foi criado em forma de soneto. E foi por conta dessa exaustiva produção que ele foi reconhecido por Agripino Grieco – um dos críticos mais ferrenhos do país – como um sonetista dos mais perfeitos.
                   “Soneto Ícaro” de Cipriano Jucá : “ Colhe as asas e voa...No infinito,/Onde há mais sol, mais luz e mais beleza,/ Não há quem possa te abafar o grito/ E nem da terra conserva-te presa.../ Voa! No alto é quem mora a Natureza;/O ar é mais puro; o sonho é mais bendito;/ Voa e conserva, sonhador, acesa/ A pira de tua alma de proscrito./ Louca temeridade a de quem voa!/ Deus, invisível, nos acoroçoa/ Nessa jornada para a perfeição./ Porém, se o sol, as asas te derrete;/ Se o desânimo acaso te acomete,/ Sobe sempre nas asas da Ilusão!”.   Texto extraído do livro “Literatura em Alagoas” de Simone Cavalcante.
                             

I Do Prêmio

Art. N°01 - O Folheto Notas Literárias premiará os vencedores do XX Concurso Nacional de Poesias – 2013. Prêmio: Cipriano Jucá. Na seguinte ordem de classificação:
1° Lugar: R$: 500,00 (quinhentos reais), diploma, troféu Cipriano Jucá, um livro de um poeta alagoano e um cd de um compositor alagoano.
2° Lugar: Diploma, troféu Cipriano Jucá, um livro de um poeta alagoano e um cd de um compósito alagoano.
3° Lugar: Diploma e um troféu Cipriano Jucá.

Parágrafo único: Será atribuída, a crítica da Comissão Julgadora, até seis medalhas Cipriano Jucá – Menções Honrosas.

II Do Tema

Art. N°02 – Os temas abordados serão de livre escolha dos poetas.

Parágrafo único: Só serão considerados os poemas rigorosamente inéditos.

III Da Inscrição

Art. N°03 – A inscrição será efetuada com o recebimento de até 03 (três) poesias, na aceitação, pelo concorrente, das disposições regulamentares. Inscrição: 01 de janeiro de 2013 até 31 de gosto de 2013.

Parágrafo único: Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 (oito reais). A ser paga na Caixa Econômica Federal – CEF. Banco: 104 – Agência: 4061 – Operação: 001 – Conta Corrente: 4150-7 e titular Ari Lins Pedrosa (coordenador do concurso). Enviar o comprovante do deposito (ou Xerox) ou através de cheque nominal em favor do coordenador.
Esta taxa é cobrada para cobrir despesas do envio de carta confirmando a inscrição, o envio do resultado do concurso e a entrega dos prêmios pelo correio.

IV Da Apresentação

Art. N°04 – As poesias:
a) Serão até três poesias;
b) Terão no máximo duas laudas (folhas de papel);
c) Será datilografados ou digitados, em espaço duplo, em papel tamanho ofício e em uma só face; e
d) As poesias deverão ser apresentadas em duas vias.

Art. N°05 – O poeta assinará as poesias sob pseudônimo.

Art. N°06 – Para efeito de identificação, o autor deverá anexar um envelope opaco, lacrado, sobrescrito com o título da poesia e pseudônimo; o envelope deve conter: nome completo do poeta, endereço, telefone, número da carteira de identidade ou CPF, número da conta corrente (para deposito do prêmio de primeiro lugar) e um breve currículo.



Art. N°07 – As poesias e o envelope de identificação deverão ser entregues pelo correio, para o endereço: Folha Notas Literárias. A/C de Ari Lins Pedrosa. Caixa Postal n°339. Maceió/AL. CEP: 57.020-370, até o último dia da data de inscrição, prevalecendo, neste caso, a data do carimbo postal de origem.

V Da Comissão Julgadora

Art. N°08 – O editor da Folha Notas Literárias e coordenador do concurso, designará uma comissão julgadora (local – Maceió ou nacional).

Art. N°09 – A Comissão Julgadora terá liberdade para emitir seu parecer, podendo:
a) Acatar as poesias merecedoras dos prêmios e até 06 (seis) Menções Honrosas e opinar pela não concessão dos prêmios, bem como as menções honrosas.

Parágrafo único: A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível.

VI Das Disposições Gerais

Art. N°10- Só serão divulgados os nomes dos contemplados, os poemas, suas cidades e a colocação dos premiados.

Art. N°11 – As poesias que não se enquadrarem neste regulamento serão desclassificadas e devolvidas junto com a taxa de inscrição.

Art. N°12 – Os originais não serão devolvidos e logo após o resultado do concurso, serão incinerados.

Art. N°13 – O resultado será no dia 19 de novembro de 2013, divulgado em órgão de comunicação literária e através de carta, para todos.

Art. N°14 – Para tirar quaisquer dúvidas o telefone do coordenador (Ari Lins Pedrosa) é 88594216.





Maceió, 01 de janeiro de 2013


Ari Lins Pedrosa
Coordenador do Concurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário